segunda-feira, 20 de julho de 2009

Amaranto


Os benefícios à saúde ocasionados pela ingestão do amaranto.

O grão de amaranto apresenta maiores teores de proteínas, fibras, vitaminas e minerais que outros grãos de uso comum como o arroz e o milho, por exemplo. Além disso, este grão é isento de glúten e desta forma se apresentam como uma opção na dieta do paciente celíaco, pois além de ser um alimento seguro para esta população, apresenta maior valor nutricional que os produtos habitualmente consumidos, normalmente formulados a partir de farinhas e amidos refinados e, portanto pobres em fibras, vitaminas e minerais.
Redução de colesterol: Muitas, vêm mostrando o potencial do amaranto como um alimento capaz de reduzir os níveis de colesterol. Vários componentes presentes no amaranto parecem atuar neste efeito, como o óleo, a fibra, o esqualeno, a proteína e os compostos com ação antioxidante. Novos estudos estão sendo conduzidos com o objetivo de conhecer qual a quantidade de amaranto que deve ser consumida diariamente para se obter este efeito.
Uso culinário: O amaranto pode ter vários usos culinários. Suas flores, folhas, talos e grãos podem ser cozidos e consumidos como saladas e sopas. Já o grão deve ser consumido somente após processamento térmico para inativação de alguns fatores antinutricionais presentes em sua composição.
Pode ser utilizada como farinha, produzida em condições domésticas, através da moagem dos grãos em liquidificador ou na forma de pipoca, colocar uma pequena porção de grãos (cerca de uma colher de chá) em uma frigideira pré-aquecida e bastante quente que deve ser mantida sobre o fogo. Após cerca de 30 segundos os grãos começam a estourar, retire-as da frigideira antes que queimem. Estas pipoquinhas podem ser consumidas isoladamente ou em combinação com cereais como, por exemplo, flocos de aveia e milho, podendo ser consumidos secos ou após a adição de leite e iogurtes.
Onde encontrar:
Amaranto na forma de grãos, farinha e flocos: Cerealista Helena. Rua Santa Rosa, 141 e 149 - CEP: 03007-040 - Brás - São Paulo - SP - (11) 3227-6767 - Fax: (11) 3229-1810 http://www.cerealistahelena.com.br/
Para Saber Mais

Reportagem Globo Repoter
Reportagem Ciência Hoje - UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário